A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIAS SOBRE A IMAGEM DA MULHER NA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA DO SÉCULO XXI.

Este projeto de pesquisa propõe, de certa forma, uma continuidade de três pesquisas anteriores que trataram da oferta de cinema de arte em Belo Horizonte, das práticas culturais cinematográficas de estudantes de Pedagogia e da imagem da mulher no cinema do século XXI. Todas elas partem do pressuposto de que há uma distinção entre o cinema de arte e o cinema comercial ou o chamado cinema pipoca. Parte-se aqui também do pressuposto de que o cinema contribui para a formação de opiniões, ideias e mesmo atitudes.

E neste cenário a presente proposta coloca o foco na imagem da mulher veiculada pelo cinema e de como ela é percebida por estudantes universitárias do sexo feminino. Assim, pretende-se em uma abordagem quantitativa e qualitativa primeiramente, analisar estudos já realizados que discutem sobre essa imagem negativa, inferiorizada e de uma mulher submissa e retomar a pesquisa anterior sobre os filmes que rompem essa tradição e mostram uma imagem positiva, em especial de uma mulher protagonista a produção cinematográfica do século XXI para finalmente identificar qual a percepção de estudantes universitárias sobre a imagem da mulher no cinema. Acredita-se que este estudo possa propiciar uma reflexão e questionamentos capazes de contribuir para mudanças de valores e atitudes.

ORIENTADOR (A): Áurea Regina Guimarães Thomazi