Pesquisa

O Programa de Iniciação Científica e Tecnológica tem como objetivo o incentivo à pesquisa, contribuindo para a inserção do aluno de graduação/graduação tecnológica na carreira acadêmica.

Esse programa se baseia no estímulo à investigação científica e tecnológica na instituição, através da avaliação de projetos de pesquisa e concessão de recursos. É destinado a alunos que demonstrem potencial e interesse em participar ativamente em atividades de pesquisa científica e tecnológica, sob a coordenação de professores qualificados, com a concessão de bolsas de financiamento.

 Voltado para o aluno de graduação e servindo de incentivo à formação de novos pesquisadores, a iniciação privilegia a participação ativa de alunos em projetos de pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, individual e continuada.

Com o objetivo de inserir o aluno à pesquisa no âmbito acadêmico, potencializar novos talentos humanos, gerar conhecimentos e possibilitar o entendimento, por parte dos alunos, de como o conhecimento é construído, o Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Una busca instaurar sistematicamente a ambiência da pesquisa, em caráter amplo, fazendo interagir a graduação e a pós-graduação, articulando ensino acadêmico, programas de extensão e linhas/projetos de pesquisa.

A Una conta também com a viabilidade de bolsas de Iniciação Científica (IC) e de Iniciação Tecnológica (IT) em projetos com auxílio financeiro externo, através de órgãos de fomento como FAPEMIG, FUNADESP, CNPq e CAPES, e também com bolsas decorrentes de convênios.

Equipe da Pesquisa

Naiane Loureiro dos Santos (coordenadora)

Leandro dos Santos Ferreira

Thiago Diniz Guedes

Gabriel Souza Alves Ferreira

Projetos de Iniciação Científica e Tecnológica