Universidade Aberta a Pessoa Idosa

O programa Universidade Aberta a Pessoa Idosa Una, coordenado pelo professor Cleber Jovino da Silva iniciou-se na Una Contagem no segundo semestre de 2013, e tem como objetivo atender as diversas demandas do público idoso da cidade de Contagem, bem como de instituições prestadoras de serviços, e também a política pública voltada para o público idoso. O programa é de natureza multidisciplinar e tem a participação de outros campis do Centro Universitário Una. O programa conta também com a participação do COMIC (Conselho Municipal do Idoso de Contagem), e mais de 50 grupos de convivência de idosos.

A Universidade Aberta a Pessoa Idosa Una desenvolve três grandes projetos, quais sejam: “A Terceira Idade Faz, Conhece, Aprende e Joga”, o projeto “Plano de Capacitação e Assessoramento de Instituições de Longa Permanência para Idosos” e o projeto “Diagnóstico dos Grupos de Convivência de Idosos do Município de Contagem”.

Foram ofertadas 600 vagas em cursos e oficinas no primeiro semestre de 2018, e realizadas diversas palestras e workshops, com destaque para a oficina de origami ministrada pela Profª Nilta Dias, da Universidade Sophia- Tóquio-Japão, e para a palestra da promotora do idoso de Contagem, Dra Giovanna Ricci, realizada em parceria com a OAB Contagem.
Os estudantes extensionistas participantes do projeto, tem a oportunidade de aplicar os conhecimentos já adquiridos, aprender novos conhecimentos, e desenvolver a formação humana e a cidadania.