Pulso-Ação

O Projeto PULSO-AÇÂO é coordenado pela professora Rebeca dos Santos Duarte Rosa e surge a partir de um grave problema de saúde pública que acomete todo o mundo: as doenças cardiovasculares.
Estas doenças matam cerca de 70% da população anualmente e pode ser dividida em doenças do coração ou cardíacas, e doenças da circulação ou vasculares.
Entre as doenças do coração destacam-se o Infarto agudo do miocárdio; a Insuficiência cardíaca; a Insuficiência coronariopatia; as Arritmias cardíacas, e a Hipertensão arterial.

Daí surge o projeto PULSO-AÇÂO que tem como objetivos:

– Discutir doenças cardiovasculares mais acometidas na população;

– Capacitar os educandos para o atendimento e orientação dos pacientes durante eventos como Sipat , Viva Praça e outras demandas institucionais.

– Realizar o acompanhamento quanto a prevenção das doenças cardiovasculares aos colaboradores da Una.

O projeto teve início em fevereiro de 2014 e acontece com reuniões semanais no campus Guajajaras. Conta com cerca de 30 alunos dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Nutrição e Farmácia tendo caráter multidisciplinar

Além de realizar diversos atendimentos no projeto Viva Praça, realiza atividades em empresas e escolas, tendo a pratica educativa e a aferição da pressão como suas atividades chave.