Pretança

Afrobrasilidade e Direitos Humanos na Una

O projeto foi criado em agosto de 2016 e é coordenado pela Professora Tatiana Carvalho Costa.
A proposta é a ampliação de espaços de discussão de questões étnico-raciais e suas intercessões no ambiente acadêmico, chamando à participação de estudantes, colaboradores da instituição e comunidade externa para troca de saberes e experiências.

As noções de raça e de racismo são compreendidas em sua historicidade, como construções culturais e em seu sentido político. A partir dessa compreensão, o projeto apresenta propostas de ações para a articulação de saberes e experiências visando o incentivo à conscientização acerca dos diversos significados e possibilidades da negritude. Entre as ações realizadas estão a curadoria e produção de material informativo multimídia online, promoção de rodas de conversa inspiradas na tradição Griô , a realização de sessões comentadas de filmes e a criação de um acervo de livros específicos na biblioteca do campus Liberdade.

Para difusão do material informativo produzido, o projeto dispõe de página no Facebook – https://www.facebook.com/projetopretancauna, – e perfil no Instagram – @projetopretança. Os textos, fotos e vídeos são realizados pelos estudantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas e Cinema. Desde 2016, os estudantes puderam participar de coberturas de eventos importantes.

Para ampliar a discussão sobre os temas propostos pelo projeto, as palestras e rodas de conversa são abertas ao público. Nesse semestre de 2018, iniciamos uma parceria com o grupo de estudos CORAGEM – Cor, Raça e Gênero – do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, que possibilita a estudantes da Una a participação em encontro de discussões de textos e pesquisas em desenvolvimento naquela universidade.

O projeto Pretança também realiza atividades conjuntas com outros projetos de extensão como o Una-se contra a LGBTfobia e o Lumiar – Mostra Interamericana de Cinema Universitário. Além disso, participamos de atividades externas como palestras e treinamentos. Entre os parceiros externos estão o Big Shopping, em Contagem, e as ONGs CUFA, FA.VELA e EducAfro.