Narrativas Esportivas nas Ondas da Rádio Inconfidência

O projeto teve sua primeira edição ao longo do ano de 2016 e, em março de 2018, foi retomado, agora sob a coordenação da professora e jornalista Piedra Magnani da Cunha.

O projeto “Narrativas esportivas nas ondas da rádio Inconfidência” surgiu do desejo de se ampliar o diálogo e a integração dos cursos de Comunicação da Una com empresas do setor em Minas Gerais.

Firmou-se, assim, uma parceria com a Rádio Inconfidência, que abriu suas portas para que os estudantes, inicialmente do curso de Jornalismo, possam observar, conhecer, aprimorar, colocar em prática e avaliar o exercício de coberturas midiáticas dos jogos de futebol dos principais times mineiros, nas mais diversas competições, através do meio radiofônico.

Alunos presentes como comentaristas em transmissões de jogos de futebol dos times mineiros:

A cada jogo que a equipe de esportes da rádio Inconfidência transmite, ao vivo, seja nos estádios Independência e Mineirão, ou nos estúdios da rádio quando os jogos ocorrem fora da cidade de Belo Horizonte, os alunos envolvidos no projeto são  escalados para participarem, ao vivo, como comentaristas esportivos ou plantonistas. Tudo com orientação prévia e posterior por profissionais da rádio e professores da Una. Além disso, os alunos também participam como apresentadores do programa “Primeiras Esportivas” aos sábados de 11h as 12h, na rádio Inconfidência.

Oportunidade única

Esta oportunidade é importante tanto para os estudantes envolvidos, que podem aprender com a prática que se realiza no exercício profissional de empresas do setor; como também para a sociedade como um todo, que pode contar com a criatividade, a formação conceitual e a experimentação que os alunos têm incorporado às suas narrativas.

Este é um projeto que permite articular, preparar, gerir e avaliar a participação de estudantes na transmissão e cobertura dos jogos, ampliando assim a inserção do curso neste campo de grande relevância no exercício da profissão que é o do jornalismo esportivo.