Melanina Feira Afro de Contagem

O projeto de extensão Melanina Feira Afro de Contagem se iniciou em 2016, e é coordenado pela professora Waldiane Fialho.
O projeto é uma iniciativa que tem o foco na valorização dos aspectos étnico culturais, ao mesmo tempo, que fomenta o empreendedorismo entre artesões negros que poderão ter uma fonte de renda, por meio da comercialização de produtos que remetem e valorizam a cultura negra.

O evento Melanina Feira Afro de Contagem é realizado, semestralmente, e conta com a parceria da psicopedagoga Geralda Aparecida Nogueira, que levantou a necessidade da realização de uma feira afro fixa na cidade.

Os alunos extensionistas que participam do projeto são oriundos dos cursos curso de Marketing, Gestão Comercial e Design Gráfico que, sob a orientação da professora coordenadora, desenvolvem atividades de divulgação e planejamento da Feira e, junto aos artesãos, prestam consultorias sobre identidade visual, projetos gráficos e mídia social.

O Melanina é, sobretudo, um projeto de ação que, longe de tentar minimizar as conseqüências de um passado de manchas contra os afrodescendentes, procura, primordialmente, acreditar na capacidade e no potencial do empreendedor afrodescendente que vive no município de Contagem.
O Melanina é uma proposta de se desenvolver algo que seja economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito, garantindo um negócio sustentável por meio de um afro empreendedorismo motivado pela oportunidade e não pela necessidade.
Demonstrando, dessa maneira, a importância deste nicho de mercado e da relevância da atuação de empreendedores negros no desenvolvimento local e econômico de Contagem. São, aproximadamente, 40 artesãos que criam produtos com temática afro descentes, tais como: turbantes, bonecas africanas, tecidos étnicos, acessórios (bolsas e bijuterias), adornos para a casa, etc. Além dos produtos, na Feira também são realizadas rodas de conversas sobre trabalho e autonomia econômica para a população negra, com ênfase nas experiências acadêmicas e profissionais dos palestrantes – empreendedorismo sustentável, ensino, comunicação, estética e saúde.