Laboratório Docente

O Projeto de Extensão Laboratório Docente é coordenado pela Professora Gleice Emerick de Oliveira e visa proporcionar aos estudantes de pedagogia a vivência de experiências de ensino e de aprendizagem por meio de pesquisa, planejamento e intervenções específicas junto aos alunos da educação infantil e/ou do ensino fundamental das escolas da rede municipal de ensino de Betim, com a finalidade de tornar a prática pedagógica, especialmente, os processos de ensino, de aprendizagem e a gestão escolar em objetos de pesquisa permanente e continuada.

Diferente do estágio obrigatório, este curso de extensão propõe uma imersão do coordenador e do estudante de pedagogia no cotidiano de uma escola de ensino fundamental com a finalidade de realizar acompanhamento sistemático dos seus estudantes. Esse acompanhamento, realizado pela coordenação da extensão ou professor do curso de pedagogia, visa a compreensão do contexto em que a escola está inserida, o levantamento do perfil de alunos e intervenções específicas com a finalidade de promover o desenvolvimento escolar desses educandos.

São aspectos a serem, observados na implementação do projeto Laboratório Docente:
– Qualquer aluno(a), em qualquer período do curso de pedagogia pode inscrever-se para participar do projeto;
– As atividades são desenvolvidas na educação básica, especialmente na educação Infantil e no Ensino fundamental;
– A carga horária semestral será não superior a 80 horas aulas;
– Os candidatos que se inscreverem no projeto Laboratório Docente assinarão termo de compromisso visando o cumprimento total da carga horária destinada ao mesmo;
– É condição para a implementação do projeto Laboratório Docente que um professor do curso de pedagogia do Centro Universitário Una exerça a função de pedagogo em escolas de educação infantil ou ensino fundamental. Ou seja, a quantidade de vagas a serem oferecidas estão limitadas ao número de professores que exercem a função de pedagogos em escolas públicas de educação infantil ou fundamental;
– O professor que exerce a função de pedagogo é o coordenador responsável por acompanhar as atividades dos alunos de pedagogia em sua escola e elaborar, juntamente com eles, intervenções junto aos alunos;
– Cabe, também, ao professor coordenador proporcionar aos alunos do curso de pedagogia a oportunidade de participarem de planejamentos de reunião com os professores regentes das turmas das escolas em que desenvolvem os projetos, atendimento aos familiares dos educandos, intervenções individualizadas e/ou coletivas junto a eles, organização e registros de conselhos de classe, entre outras atividades próprias do cotidiano escolar que são do pedagogo a responsabilidade de encaminhá-las;
– Organizar espaços de reflexão ao final de cada dia de intervenção no ambiente escolar onde o projeto está sendo desenvolvido;
– Cada aluno participante do projeto construirá portfólio com as atividades desenvolvidas ao longo do processo e as respectivas reflexões e leituras sobre sua percepção do cotidiano escolar e, especialmente, da docência;
– O término do cumprimento das 80 horas terá como culminância a realização de um seminário aberto a todos os estudantes do curso de pedagogia.