Junt@s

Mulheres e homens contra a violência de gênero

O projeto de extensão “Junt@s: Mulheres e Homens Contra a Violência de Gênero” é coordenado pela Professora Simone Francisca de Oliveira e vinculado ao curso de Psicologia da UNA/ Barro Preto.
Sua criação foi em agosto de 2014, e seu objetivo principal é proporcionar espaços de discussão e formação sobre a temática do enfrentamento à violência de gênero contra a mulher para a comunidade acadêmica. No primeiro semestre de 2018, atuamos com dois subprojetos: “Junt@s no intervalo”: com o objetivo de levar para a comunidade acadêmica da UNA a discussão sobre a temática da mulher através de intervenções artísticas e temáticas mensais durante o intervalo das aulas. Esse formato visa atingir o máximo de alun@s dos vários cursos oferecidos no campus da Una Barro Preto promovendo conhecimento e reflexão, a partir de diversas perspectivas, para o enfrentamento à violência de gênero.

Vale destacar que, no ExpoUna de 2018, o projeto recebeu menção honrosa por sua exposição sobre o Feminismo. “Junt@s na Tina”: através de parceria com a Casa de Referencia Tina Martins são realizadas mensalmente, durante a “Feira as Tina”, rodas de conversa para o público em geral, sobre temas correlatos aos direitos das mulheres. Para além destas atividades fixas, atentos a missão da extensão de proporcionar intercâmbio entre a Universidade e a sociedade, realizamos intervenções como palestras, exposições e rodas de conversa em instituições públicas sobre a temática do projeto. Ressalta-se, por fim, a participação dos alunos extensionistas em congressos e seminários nacionais e internacionais apresentando os resultados do projeto. Assim, através da participação no projeto @s alun@s extensionistas são capacitados para a elaboração e coordenação de intervenções grupais em Dinâmica de Grupo e nas temáticas de gênero. A autonomia exercida em todo este processo prepara noss@s alun@s para exercerem a profissão com empreendedorismo e responsabilidade social.