Inclusão Digital para a Melhor Idade

O projeto de Inclusão Digital para a Melhor Idade é coordenado pela Professora Erica Rodrigues de Oliveira.

O projeto foi criado em setembro de 2014 e envolve o contato das pessoas maiores de 45 anos de idade com atividades básicas no uso do computador, utilizando dispositivos educativos para que possam aprender informática, visando uma maior integração à sociedade e aos avanços tecnológicos. O curso utiliza metodologia de trabalho diferenciada, que visa facilitar o processo de aprendizagem do cidadão de meia idade e idoso, por meio de atividades comuns à rotina desse público alvo (e.g. usar e-mail, acessar redes sociais). Assim, promovemos a valorização dos idosos por meio da inclusão digital e também a discussão de temas pertinentes ao envelhecimento (e.g. saúde física e mental).

Pretende-se, com o projeto, atender às expectativas relacionadas ao uso da informática por parte dos idosos moradores do entorno da Una Linha Verde.

Para os alunos monitores o projeto traz vários benefícios, dentre eles: a habilidade de falar em público, exercitar a paciência, desenvolver a criatividade e relacionar com idosos, pessoas que estão ávidas por aprender e tem um brilho no olhar ao aprender algo novo.

Para os idosos: o projeto é uma oportunidade deles se incluírem digitalmente, em um local onde só tem pessoas com o mesmo perfil que eles: são idosos e enfrentam as mesmas dificuldades e desafios. Além, é claro, de ser um ambiente que promove a integração dos idosos e é um período em que eles estão ali, dedicando ao aprendizado da tecnologia.