Formação de Professores para a Educação Inclusiva

Laboratório de práticas pedagógicas

Construir uma sociedade onde todos possam conviver equitativamente é responsabilidade de todos. E nós, educadores, temos um papel fundamental: conscientizar essa sociedade para um compromisso com o outro, já que incluir é uma questão de atitude.
O projeto coordenado pela professora Carol Ferrari tem como objetivo capacitar profissionais e estagiários da educação para a promoção de práticas inclusivas em espaços escolares e não escolares. Durante os encontros serão realizados estudos teóricos sobre as especificidades das necessidades educativas especiais e, paralelamente, o desenvolvimento de materiais adaptados baseados em observações que acontecerão nas salas de aula de escolas parceiras.

As formações acontecem desde o primeiro semestre de 2016. Até o segundo semestre de 2017, as formações eram voltadas ao público externo e nossos alunos participavam enquanto monitores dessas formações. A pedido dos alunos, em 2018 o projeto foi reestruturado, pensando-se inicialmente na formação de nossos alunos e sua atuação na comunidade e, em um segundo momento, a partir de um Seminário sobre a temática, promoveríamos a formação da comunidade externa.
O projeto conta com a participação de alunos dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Ciências Biológicas à articulação dessas práticas em sala de aula. Através de estudos teóricos, os alunos participantes discutirão e adquirirão um conhecimento básico sobre o público alvo da educação especial (pessoas com deficiência e transtorno geral do desenvolvimento). Além do conhecimento teórico, os alunos terão a oportunidade de realizar observações em sala de aula das escolas parceiras, analisando situações reais e elaborando materiais adaptados para atender as demandas das crianças observadas.
Além das escolas, o projeto possui parceria com o Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER/MG) para a adaptação dos materiais utilizados para a formação de professores para a Educação para o trânsito.