Escola Integrada

O Programa Escola Integrada é coordenado pela Professora Carla Almeida Soares e tem como objetivo ampliar o espaço/tempo de aprendizagem dos alunos das escolas municipais fazendo da cidade de Belo Horizonte uma grande sala de aula e tem grande impacto socioeducativo. Toda a sociedade é convocada a contribuir com a melhoria da Educação em B.H. e as universidades têm um papel importante neste processo: por meio da oferta de oficinas dos mais diversos temas, os universitários terão a oportunidade de trabalhar e construir conhecimentos com crianças e adolescentes das escolas municipais, em um movimento contínuo de trocas e aprendizagens mútuas.

Este Programa constitui-se de uma proposta pedagógica destinada ao desenvolvimento de ações educativas complementares, cujo principal objetivo é dar oportunidade para que crianças e adolescentes matriculados em escolas da Rede Municipal de Educação desenvolvam o seu potencial por meio de uma formação integral, com o aprimoramento de competências individuais, sociais, produtivas e cognitivas.Nesse sentido, a Una acredita nesse Programa e oferta as oficinas, propostas pelos seus cursos de graduação, com a mais alta qualidade e comprometimento, desde o primeiro semestre de 2007.

No dia 20 de novembro 2017, a Una foi homenageada pela parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte com o Programa Escola Integrada.
O Programa comemora 10 anos e a Una é conveniada desde a sua implementação. A professora Carla de Almeida Soares, esteve presente durante a homenagem e representou a Una na ocasião.
Objetivos da Una com o Programa
1 – Despertar uma visão crítica sobre a atual educação brasileira nos graduandos;
2 – Ampliar o conhecimento sobre a realidade educacional;
3 – Propiciar uma aproximação entre os alunos da graduação e a prática educativa;
4 – Propiciar um espaço de observação da realidade escolar e da sua relação com a realidade social;
5 – Agregar novos conhecimentos para os alunos da graduação.