ConciliaUna

CONCILIAUNA é um projeto que nasceu com o intuito de fomentar nos discentes a consciência conciliadora e a prática de audiências de conciliação, seguindo a tendência do novo Código de Processo Civil, e reduzindo custos (de diversas ordens: psicológico e emocional, financeiro, físico e processual) para as partes envolvidas. Realizamos conciliações e atendimentos no Núcleo de Práticas Jurídicas, e também ações em escolas e centros comunitários, onde promovemos o ideal conciliatório, a reconciliação de relacionamentos e a promoção de solução de conflitos por meio da conciliação e mediação, para que em todas as esferas de nossa vida possamos atuar de forma conciliatória ao invés de litigante.

Firmamos uma parceria com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, por meio do qual o Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Una de Betim realiza audiências extrajudiciais. Somos um dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (CEJUSC) do município de Betim, e, buscamos reduzir a judicialização das demandas. As conciliações extrajudiciais realizadas por meio do ESAJUNA têm, juridicamente, o mesmo valor de sentenças judiciais podendo posteriormente ser executadas (cobradas) em caso de descumprimento do acordado.

O CONCILIAUNA é um projeto de enorme importância para os alunos extensionistas, que realizam as conciliações e consultas, gerando muito aprendizado e experiência prática e pessoal. Por meio das consultas explicamos para as partes consulentes os seus direitos e deveres, o que muitas vezes, por si só, já resolve conflitos. Contamos também com uma sala de observação, onde alunos matriculados no curso observam os procedimentos de conciliação serem realizados pelos extensionistas.

O projeto existe desde 2016, e a partir do segundo semestre de 2017 passou a ser coordenado por Roberta Mourão Donato, quando passamos a realizar as audiências do CEJUSC no NPJ, com acompanhamento do professor Everson Soto Silva Brugnara. Os atendimentos acontecem toda terça e quinta durante a tarde, e mutirões de conciliações são agendados sob demanda.