Compostagem e Mini-Hortas

Reciclagem, compostagem, e adubos orgânicos em hortas urbanas

O projeto de extensão Compostagem e Mini-Hortas, foi criado no primeiro semestre de 2017, e é coordenado pela professora Érica Fernanda Borsali. A intenção do projeto é sensibilizar os alunos a adotarem práticas que visam reduzir a quantidade de lixo gerado, seja ele orgânico ou reciclável. A partir da elaboração de composteiras domésticas o lixo orgânico produzido em casa, escola ou espaços comunitários, pode ser convertido em adubo, sendo ele utilizado em hortas com o intuito de minimizar ou substituir o uso dos fertilizantes industriais.

Já os materiais recicláveis como caixas de leite, galões de água ou garrafas pet, por exemplo, que são comumente descartados no lixo, podem ser utilizados na montagem de hortas compactas, adequadas para os pequenos espaços da realidade urbana. Unindo as duas atividades: compostagem e mini-hortas, os alunos estarão contribuindo com a redução de lixo gerado e adotando práticas para uma alimentação mais saudável, econômica e sustentável, uma vez que a utilização do adubo orgânico, proveniente da composteira disporá de nutrientes livres de aditivos químicos para a horta.

Além de sensibilizar os alunos, o projeto objetiva capacitá-los a adotarem tais práticas e medidas nos diversos espaços que convivem a partir das oficinas de montagem e manutenção das composteiras e mini-hortas situadas na faculdade. Dessa forma irão aprender, entender e dominar as técnicas em questão, o que levará o aluno a experimentar de uma habilidade diferenciada para a sua formação como biólogo.