Bureau de Direcionamento e Intervenção Pontual

Um café com a diretora, Profª Maurília de Cássia, foi o momento inspirador que propiciou emergir a ideia para o Programa Bureau de Direcionamento e Intervenção Pontual, proposto pelos professores Poliana Prata J. Techio e Alexandre de Oliveira. O objetivo deste encontro, “foi refletir sobre ações, que poderiam potencializar o relacionamento com alunos e comunidade local”. Sendo assim, a missão do programa é desenvolver uma opção metodológica capaz de contribuir para o desenvolvimento e compartilhamento de conhecimentos acerca da ENGENHARIA CIVIL, entre os estudantes desta instituição, o poder público e a comunidade, fornecendo subsídios que possam facilitar e/ou minimizar problemas cotidianos que demandem algum conhecimento das exatas e/ ou saberes das engenharias.

Por meio de práticas interdisciplinares os estudantes dos cursos de Engenharia Civil, Mecânica, Produção, Sistema de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistema desenvolvem uma participação sinérgica, visitando locais onde ocorrem construções civis, onde pesquisam e levantam dados para criação de uma base de conhecimento, que culminará na criação de um aplicativo para uso de qualquer pessoa, além da organização de oficinas que serão ofertadas aos profissionais que operacionalizam os canteiros de obras.

Nesse segundo semestre de 2018, a equipe formada pelos idealizadores do Programa, professores, os 30 alunos envolvidos das Engenharias Civil, Mecânica, Produção, Sistemas de Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistema, juntos com a Direção, celebraram os nove meses de implantação na UNA Campus Barreiro com o apoio de algumas construtoras parceiras e das prefeituras das cidades de Ibirité e Sarzedo. Momento este marcado pelo lançamento da segunda revista on-line do Programa Bureau: https://issuu.com/projetobureau/docs/revista_bureau_2_edi__o

Esse programa tem proporcionado momentos de aprendizagem significativa para os alunos envolvidos, dentro e fora do espaço acadêmico por oferecer oportunidades para que eles possam visualizar e construir melhor os conceitos, vivenciar experiências e intervenções práticas com o exercício do dia a dia da profissão.