Observatório do Milênio

O Projeto Observatório do Milênio coordenado pela Professora Mônica Lucchesi Batista, existe desde 2008 e objetiva a participação na rede de produção, análise e disseminação de informações e conhecimentos acerca da realidade urbana, social e econômica de Belo Horizonte e RMBH.

A rede é composta por parceiros das principais IES de Belo Horizonte e RMBH, Sistema FIEMG e Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Também é parceiro o ICLEI – Local Governments for Sustainability .
As análises e ações para a disseminação das informações inicialmente foram realizadas considerando as metas dos ODM – Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (entre 2000 e 2015) e, atualmente, considerando as metas dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (entre 2015 e 2030).

Para o período de 2000 a 2015, a Declaração do Milênio apresentava um plano para o futuro melhor por meio de oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), os quais são imprescindíveis para o progresso da humanidade, bem como para a sobrevivência imediata de centenas de milhares de pessoas.

Foram estabelecidos oito objetivos: 1 – redução da pobreza, 2 – atingir o ensino básico universal, 3 – igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, 4 – reduzir a mortalidade na infância, 5 – melhorar a saúde materna, 6 – combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças, 7 – garantir a sustentabilidade ambiental, 8 – estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.
Para o período de 2015 até 2030, nova proposta foi colocada pela ONU/PNUD , intitulada de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A Agenda ODS (2015-2030) visa complementar as bases estabelecidas pelos ODM e constitui um conjunto integrado e indivisível de prioridades globais para o desenvolvimento sustentável em suas três dimensões (social, econômica e ambiental).

É composta por 17 Objetivos e 169 metas e propõe a atuação efetiva dos governantes e gestores locais como protagonistas da conscientização e mobilização para seu alcance. (PBH, 2017, disponível em https://observatoriodomilenio.pbh.gov.br).

Vários foram os produtos desse Projeto de Extensão (as publicações digitalizadas estão disponíveis em https://observatoriodomilenio.pbh.gov.br).

Cursos, docentes e discentes envolvidos:
Cursos envolvidos: Ciências Econômicas e Serviço Social
Docentes:
Profa Mônica Lucchesi Batista, docente dos cursos de Ciências Econômicas e Serviço Social.
Profa Fabrícia Maciel, docente do curso de Serviço Social.
Discentes: Bruno Ribeiro (Economia) ; Lorran Bortoletto (Economia) ; Thais Oliveira (Economia) ; William Ferreira (Serviço Social).